Certifications, Cloud, CompTIA, Microsoft Azure

Cloud Computing Certifications – CompTIA Cloud Essentials

Olá pessoal,

Hoje dou inicio a uma série para falar um pouco sobre as Certificações voltadas ao mercado de Cloud Computing.

Por ter contato e foco profissional com este tema a alguns anos, obviamente venho acompanhando o mercado de forma muito próxima, suas evoluções, as empresas e grupos que ditam padrões e regras, os principais players do mercado e com o passar do tempo e amadurecimento do mercado as empresas começaram a buscar garantias de que os profissionais realmente estão qualificados e preparados para o mercado de Cloud.

Como profissional deste mercado, por sempre buscar o meu aprimoramento e reconhecimento no mercado, criei o meu próprio Roadmap de provas e esta série tem como objetivo comentar sobre cada uma destas provas e das entidades que as aplicam com sugestões e dicas de estudo, bem como foi a minha experiência com a prova para que VOCÊ, caso tenha interesse, também possa fazê-las e ter sucesso.

Neste primeiro post estarei falando um pouco sobre a prova da CompTIA a Cloud Essentials Exame CLO-001.

Sobre a CompTIA no site nacional – http://www2.comptia.org/global/pt-BR/home.aspx

A CompTIA é a voz da indústria mundial de tecnologia da informação. Como uma associação de comércio sem fins lucrativos que promove os interesses globais dos profissionais e das empresas de TI, concentramos nossos programas no Brasil em certificação e ensino.

Em 2013, haverá 200.000 vagas de trabalho em TI não preenchidas devido à falta de trabalhadores capacitados, e espera-se que esse número aumente para 750.000 vagas não preenchidas até 2020. Estima-se que o setor de TI cresça 13% em 2013. Nossas certificações independentes de fornecedor ajudam a treinar e identificar funcionários qualificados e experientes em diversas áreas da tecnologia.

À medida que expandimos nossos programas, nossa visão do cenário de TI é moldada por 30 anos de perspectiva global e mais de 2000 membros e 2000 parceiros de negócios.

Sobre a CompTIA no site global – http://www.comptia.org/about-us

“CompTIA is the voice of the world’s information technology (IT) industry. As a non-profit trade association, we advance the global interests of IT professionals and IT channel organizations and enable them to be more successful with industry-leading certifications and business credentials, education, resources and the ability to connect with like-minded, leading industry experts.”

Para saber mais detalhes sobre a CompTIA, seu foco de atuação e provas disponíveis acesse o site http://www.comptia.org/

Qual o objetivo da prova?

A certificação CompTIA Cloud Essentials tem como objetivo atestar que a pessoa conhece Computação em Nuvem dentro de uma perspectiva técnica e de negócios, bem como os aspectos que envolvem a adoção e a governança para a nuvem.

O exame CompTIA Cloud Essentials cobre os seguintes assuntos:

  • Characteristics of cloud services from a business perspective
  • Business value of cloud computing
  • Technical perspective/cloud types
  • Steps to successful adoption
  • Impact and changes on IT service management
  • Risks and consequences

Para quem é recomendada?

Esta prova é recomendada para todo e qualquer profissional de TI que tem como foco se aventurar pelo mundo da Computação em Nuvem, a prova Cloud Essentials CLO-001 atesta que o profissional possuiu os conceitos fundamentais de Cloud Computing, independentemente de produto, mas sim dos conceitos fundamentais dentre os 6 tópicos mencionados acima.

Quais matérias EU utilizei para estudar?

Para esta prova especificamente foi o conhecimento adquirido nestes anos trabalhando diretamente com Cloud Computing, livros e artigos ao decorrer dos anos e também o livro preparatório para esta prova escrito por Yuri Diógenes e o Prof. Manoel Veras – Certificação Cloud Essentials – Guia Preparatório para o Exame CLO-001 lançado pela Editora Nova Terra.

O livro aborda de uma forma muito direta, simples e prática todos os assuntos necessários para o Exame, traz exercícios ao final de cada capítulo o que facilita na absorção do conteúdo e ao final ainda disponibiliza algumas dicas um simulado da prova.

Para comprar o livro acesse este link http://www.editoranovaterra.com.br/produto/livro-certificacao-cloud-essentials.html

Dicas para se sair bem na prova

  • A prova possui 60 questões onde você terá 50 minutos para responder, ou seja, sem muito tempo para pensar ou revisar as questões. Se souber responda, caso contrário marque a questão para revisão posterior e passe para a próxima pergunta. No final tente responder corretamente as que esteve em dúvidas antes de “chutar” qualquer resposta;
  • Caso você não domine a língua inglesa existe a prova em português (pt-br), porém a mesma possui alguns erros de tradução e concordância o que dificulta em algumas questões a escolha da resposta correta, a boa notícia é que em cada questão você pode consultar a Questão e Respostas em Inglês;
  • A prova possui algumas pegadinhas e muitas vezes lendo muito rápido e até mesmo de forma desatenta, você pode acabar perdendo um detalhe no enunciado que seria a dica para a resposta certa;
  • Ao comprar o livro do Yuri Diógenes e do Prof. Manoel Veras, fique muito atento as dicas referentes a links externos e notas de rodapé, como exemplo, se você não conhece o NIST (National Institute of Standards and Technology) e seus respectivos documentos (The NIST Definition of Cloud Computing, etc..);
  • No meu caso especificamente como não tenho/tinha muito conhecimento dos pilares de ITIL, o capítulo que aborda este assunto no livro foi-me fundamental para as questões relacionadas;
  • Tenha os conceitos como IaaS, PaaS, SaaS, Cloud Services, Nuvem Pública/Privada/Híbrida/Comunitária muito bem consolidados;
  • Muitas vezes pelo fato de sermos da área de TI e termos foco em nossas áreas, seja em Infra ou Dev, esquecemos ou não damos muita atenção a alguns fatores importantes como segurança, mitigação de problemas e governança fique atento a estes conceitos;
  • SLA – se você não sabe o que é busque referências, leia e entenda o que deve conter no contrato de SLA de um Provedor Cloud;
  • Leia sobre os tipos de certificação sobre órgãos externos que garantem a qualidade do serviço e atendem os Padrões estabelecidos pelo mercado, como por exemplo as certificações ISO.
  • Caso não tenha experiência em Cloud Computing, crie uma conta de teste gratuita no
    Microsoft Azure
    e coloque todos os conceitos em prática para absorver melhor os conceitos e vivenciar a Computação em Nuvem na prática.

Resultado

Uma vez aprovado no exame além da versão impressa é possível ter acesso a versão online, como a acima e se necessário verificar a validade do mesmo utilizando as informações abaixo.

URL para validar: http://verify.CompTIA.org
Código: 8DX81XGL0D4Q5WV0

No mês de setembro estarei falando sobre a prova Exin: Cloud Computing Foundation

Um abraço, bons estudos e se o post lhe ajudou de alguma forma deixe seus comentários aqui! J

Att.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply Thiago Levi September 1, 2014 at 10:59 pm

    Parabéns Lucas…!!! Estou estudando pelo livro e por um treinamento não oficial!!! Uma dúvida que tenho é sobre o tipo das questões: Existem questões do tipo V ou F ? As questões são só do tipo apenas uma alternativa correta ?

    Abração amigo !!!!

    • Reply lucasromao September 1, 2014 at 11:41 pm

      Oi Thiago,
      Existem questões do tipo “Assinale a alternativa incorreta” ou “Assinale a alternativa correta.
      Todas as questões da prova que apliquei foram múltiplas escolhas.

      Abs,

      Romão

  • Reply Thiago Levi September 2, 2014 at 3:58 pm

    Entendi… Brigadão mesmo Lucas !!! Sucesso !

  • Reply Leandro Franklin September 3, 2014 at 6:04 pm

    Parabéns Lucas, também estou me preparando para essa prova, inclusive ja adquiri o livro do Yuri para os estudos. Suas dicas foram bacanas. Muita paz e sucesso para voce!!

  • Reply Ygor Nascimento (@ygor_nasc) September 3, 2014 at 6:29 pm

    Muito bom Lucas, parabéns! Daqui a um tempo, estarei realizando a prova. Abs!

  • Reply Juliano September 8, 2014 at 6:06 pm

    Lucas, hoje eu fiz o agendamento do meu exame para o dia 15/09/2014. O meu inglês é muito bom, leio, escrevo e falo sem problemas. Entretanto, como havia disponível a opção de prova em português, optei pelo nosso idioma, mas agora que vi o seu comentário acerca do fato de a tradução para o português não ser bom, eu lhe pergunto: Você acha que eu deveria fazer a prova em inglês mesmo? É possível alterar o idioma no site onde fiz o agendamento (pearsonvue.com.br)?
    Obrigado

    • Reply lucasromao September 8, 2014 at 10:16 pm

      Oi Juliano,

      Não precisa se preocupar em cada questão existe a opção para a pergunta e respostas em Inglês, você terá condições de validá-las em inglês.

      Fique tranquilo quanto a isso e foque na preparação! 🙂

      Boa sorte e sucesso!

      Lucas

  • Reply Davi Durães September 13, 2014 at 12:13 am

    Lucas,

    O simples fato de você mostrar o caminho das pedras e compartilhar esse conhecimento com a comunidade já faz de você uma pessoa diferenciada. Parabéns.

    Davi Durães

    • Reply lucasromao September 13, 2014 at 1:30 am

      Opa obrigado Davi,

      A idéia é justamente cooperar sempre que possível… pode ficar de olho que este mês tem mais sobre esta série e novos posts sobre Azure! =)

  • Reply Anderson October 21, 2014 at 5:47 pm

    Lucas, primeiramente parabéns pela iniciativa.

    Realizei o exame no inicio do mês e, fui aprovado. Pena que não tive acesso antes ao seu blog. 🙂

    Pergunta, vc tem material, dicas, informações sobre a certificação Cloud+ ?

    Abraços

  • Reply Marcone Lun November 8, 2014 at 2:53 am

    Olá pessoal, desculpem a ignorância, mas como faço para me inscrever na prova? Pelo que entendi eu devo comprar o Voucher no site da CompTIA e me inscrever via VUE Pearson, é isso mesmo? Por favor, se puderem me enviem um passo-a-passo (marcone.luna@outlook.com).

    Já li o livro e vou fazer uma nova leitura do mesmo, em seis dias pretendo concluir, pois vou ler um capítulo por dia, em seguida pretendo realizar o exame.

    Desde já agradeço a atenção e fico aguardando.

  • Leave a Reply