AI, Azure, Comunidade Técnica, Eventos, Linux, Palestra, WebApps

MVP Conf 2018 – Como foi?

SENSACIONAL, INESQUECÍVEL!!!!

E posso iniciar meu post deste modo sem medo ou receio algum de estar supervalorizando um evento ou conjunto de ações!

Se já não bastassem os incríveis números: Dos cerca de 120 MVPs no Brasil atualmente, mais de 70 MVPs atuaram direta ou indiretamente no evento trabalhando em toda a organização (independente do nível de colaboração) e na incrível marca de 1.100 pessoas nos 2 dias de evento.

Nunca tivemos um evento deste porte contando com a participação de tantos MVPs, então só por este motivo você já pode imaginar o nível das trilhas e das sessões.

Mas vamos lá, deixando a sensação de alegria um pouco em segundo plano eu gostaria de compartilhar comentar um pouquinho de como foram estes dois dias de evento e as minhas sessões!

O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de junho no campus da UNIP – Tatuapé em São Paulo. Claro que para o evento acontecer muita água rolou antes disso e no meu caso como palestrante não foi diferente.

Na época que a submissão de palestras estava aberta eu enviei alguns temas que eu achava interessante com o pensamento que eventualmente 1 deles seria aprovado, para a minha surpresa quando saiu a grade de sessões eu tinha 3 sessões aprovadas.

Das minhas sessões aprovadas eu tive 2 com foco em Azure App Services de 55 minutos de duração e outra de AI de 25 minutos.

  • Palestra 01 – Trilha Azure: Crie, implemente e escale aplicações com o Azure App Service;
  • Palestra 02 – Trilha IA & Big Data: Q&A Maker – Seu BOT em minutos
  • Palestra 03 – Trilha Contêineres: Visão geral do uso de contêineres no Azure Web Apps no Linux;
  • Palestra 04 – “De última hora” – Precificação no Azure.

Quanto ao processo de preparação vocês podem imaginar como foi a loucura, inicialmente pensei em incluir alguns slides para contextualizar o tema mas ao mesmo tempo eu queria deixar as sessões o mais dinâmicas possíveis. Resumindo, nada de slides sobre o tema apenas os mandatórios do evento no mais decidi aproveitar o tempo para demonstrar tudo ao vivo e sanar as dúvidas que aparecessem!

Dia 06/04 – Sexta-Feira

PALESTRA 01

Nesta sessão a minha sequência de demonstração foi a seguinte:

  • Dar uma base do que viria a ser o serviço Azure We Apps;
  • Criar o Web App no Azure;
  • Fazer o deploy de uma aplicação MVC para o Azure Web Apps utilizando o Visual Studio;
  • Falar e demonstrar as opções de escalonamento horizontal e vertical;
  • Apresentar e demonstrar o recurso Performance Test do Azure + VSTS;
  • Fazer um teste de carga com auto-scale no Azure + VSTS utilizando uma sequência de testes criadas no Visual Studio.

Para não dizer que esta sessão foi 100% eu precisaria de mais uns 10 minutinhos (devido a algumas oscilações da internet) para conseguir demonstrar todas as demos e configurações de forma tranquila, de qualquer forma a receptividade foi muito bacana e confesso que me surpreendi com o número de pessoas que se interessaram pelo tema.

Para você ter uma ideia dê uma olhadinha no pequeno vídeo que o MVP Rodrigo Kono gravou desta sessão! 🙂

PALESTRA 02

Palestra referente a BOTS utilizando o Q&A Maker, esta é uma sessão para um webcast que eu e e o MVP Carlos dos Santos planejamos fazer ainda no ano passado, por isso um dia antes acabei convidando ele para participar comigo!

Porém, no dia do evento conversando com um amigo (Reconnect) MVP, o Jucinei Pereira, descobri que ele não iria palestrar. Sabendo que ele também entende muito do assunto eu o convidei para me substituir nesta sessão, visto que eu ainda teria mais uma sessão no sábado. Sem dúvida que a sessão foi um sucesso! 🙂

Finalizado o primeiro dia de evento, reunimos um grupo de amigos e fomos comemorar em uma pizzaria próxima ao evento, porém como eu havia tido problemas com internet na minha primeira sessão resolvi não estender muito o bate-papo e voltar para casa testar a demo do dia seguinte e gravar o vídeo de uma delas para garantir a apresentação sem internet!

Dia 07/04 – Sábado

PALESTRA 03

No sábado pela manhã quando cheguei ao evento e pensava em me preparar para minha segunda sessão no evento, fui surpreendido com o pedido para cobrir um outro amigo que estava com problemas de saúde e não poderia ministrar a sessão, sendo assim eu e o MVP Fábio Silva apresentamos de surpresa uma sessão referente a precificação no Azure.

Nesta sessão como não havíamos preparado nenhum material, focamos em entender as principais dúvidas dos presentes e explicar nos detalhes as questões relacionadas à precificação incluindo uma simulação na Calculadora do Azure.

As fotos abaixo foram um presente do MVP Daniel Donda! 🙂

 

 

 

 

 

PALESTRA 04

Esta sessão eu já havia apresentado anteriormente e de certa forma o material já estava bem encaminhado, mas durante o jantar pós-evento de sexta-feira o MVP Carlos dos Santos me deu uma sugestão de demo que ele já havia feito para este mesmo tema e eu particularmente achei espetacular.

Resumo da ópera, chegando em casa corri preparar meu ambiente, criei e testei a nova demo que havíamos discutido momentos antes e aproveitei para gravar uma parte dela onde seria necessário fazer upload de um contêiner de aproximadamente 600 MB e eu não queria depender de link de internet.

Seguindo a linha das demais apresentações não usei nenhum PPT, a idéia era mão na massa mesmo e esta foi a sequencia:

  • Fazer uma introdução sobre contêineres;
  • Visão geral do Azure Web App rodando contêiner em máquinas Linux;
  • Utilizando o Docker for Windows, criei um novo contêiner em minha máquina local;
  • Utilizei uma aplicação Node JS básica para o exemplo;
  • Publiquei este contêiner e aplicação para o serviço Azure Contêiner Services;
  • Publiquei o contêiner no Azure Web Apps;
  • Fiz uma primeira atualização na aplicação e mesmo fazendo um Push para o Azure, demonstrei o como o contêiner no Azure Web Apps não atualiza de forma automática;
  • Expliquei o conceito de Web Hook neste contexto e com ajuda do WH conseguimos fazer um Push deste contêiner para o Azure e fazer com que fosse atualizado diretamente no serviço Azure Web Apps.

Terminada a sessão a tempo, com todas as demos funcionando sem dar nenhum problema, não precisei utilizar o vídeo porém o tempo estava em cima e não deu para sanar muitas dúvidas ou sortear muitos brindes (foram literalmente distribuídos).

Porém, mais uma sessão com um número grande de participantes e uma ótima e interessante interação com os participantes.

Infelizmente não tenho (ainda) fotos ou vídeos desta sessão, mas assim que eu as receber irei atualizar o post.

FINALIZANDO O EVENTO (AO MENOS PARA MIM)

Logo após minha palestra aproveitei para conversar com pessoas que estavam participando do evento, conversei com outros MVPs de outras cidades e estados que somente em dias como este temos a grande oportunidade de encontrar e partimos para organizar o almoço que desta vez foi oferecido pelo evento com Boxes do Subway!

Nessa hora jé estava em tempo de começar a se despedir dos amigos, voltar para casa e arrumar a mala afinal a família estava fora da cidade a uma semana e eu iria aproveitar o restinho do final de semana para aproveitar com eles.

E para finalizar o sentimento ficou de que o evento superou não somente as nossas expectativas mas também de todos que foram prestigiar o evento.

QUE VENHA O MVP NATIONAL CONFERENCE 2019

Abraços e até o próximo evento.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.